sábado, 22 de outubro de 2011

Parada Poética - 09

CIRANDA PROFESSOR EM VERSOS

PROFESSOR: UM SUJEITO DE MUITOS PREDICADOS

Muitos ingressam no curso superior
Em busca de um diploma de professor
Mas isso não é suficiente
Para ser um mestre de grande valor.

O professor é sujeito
de uma missão
que requer muitos predicados,

nem sempre é reconhecido por suas qualidades
mas, tem em suas mãos a oportunidade
de contribuir para a transformação da sociedade,

Um professor tem olhos e ouvidos diferentes,
Encara a palavra (de frente)
Educar está sempre latejando em sua mente

O professor é um sonhador,
Acredita que pode transformar o mundo
Através da força do seu amor.

Ninguém é capaz de, como ele,
Sobreviver aos fracassos
E se alimentar dos sucessos.
Vivemos um momento de crise
Na economia e na educação
Mas apesar de tudo isso
Não abandonamos nossa missão.

Nós, professores,
Precisamos semear
E acreditar
que os nossos frutos
Irão a nação transformar...

Michelle G. de A. Rangel


VESTIBULAR

Descobri onde estudar
Para ser bom professor
Farei meu vestibular
Lá na escola do amor

Tião Siqueira


EU PROFESSOR

Fui professor apenas quando:
Entendi que não podia ensinar sem ser exemplo.
Não podia ensinar sem estar aprendendo.
Não podia ensinar me evadindo da dor do não saber,
Mesmo diante dos meus alunos.
Não podia ensinar me envaidecendo do saber.
Não podia ensinar por obrigação.
Não podia ensinar obrigando ao aprendizado,
Pois a força e o medo são sim instrumentos do ensino,
Mas não de liberdade que é o meio e o fim do ensino.
Não podia deixar de estimular ao aprendizado,
Não podia me reter no assunto, mas ampliá-lo,
Não podia ver o mundo apenas sob minha visão,
Mas vislumbrar todos os caminhos possíveis que não são
Meus, mas são dos alunos também.
Não podia ensinar sem emoção,
Pois somente o que nos emociona nos guarda,
E não podia guardar nada dentro de mim,
Pois o tempo tudo absorve e somente vivemos o presente
Das coisas que conhecemos.
Fui professor apenas quando amei meus alunos,
Os vi como pessoas que sofrem e lutam pela vida,
E submetem-se aos erros contínuos do processo atual
De ensino, que nos é sentenciado sem nossa participação.
Fui professor apenas quando entendi que pouco do que
É padronizado e politicamente correto vindo de cima,
Se refere ao profundo ato de transmissão de conhecimento entre
Duas pessoas que acima de tudo devem se amar para
Obter o sucesso de ensino e aprendizagem.
Fui professor quando adquiri a sabedoria do amor,
A necessidade de solidariedade com o sofrimento do
Aluno, a percepção dos objetivos de cada aluno sob meu
Olhar, a necessidade de manter a ilusão do viver para cada um deles,
Mantendo viva a terna e sutil esperança de mudanças.
Fui professor ao dizer não sem magoá-los,
A ser barreira ao erro sem ser prisão ao errado,
A lhes mostrar meus erros sem medo de sua incompreensão,
Ao me tornar um deles os quais me chamavam de
Alunão...

Pádua de Campos


À UENF (em seu 9º aniversário)

Vieste ao encontro de um sonho tão querido
de toda nossa gente, de nossa juventude,
o sonho de uma universidade
que viesse na verdade, cumprir bem a profecia...
E chegaste alvissareira,
fruto da mente brilhante
do professor Darcy Ribeiro.
E desfraldaste a bandeira
do ensino bom e gratuito,
da pesquisa eficiente,
servindo bem ao teu povo,
que hoje te reverencia...
E eu que emprestei dois filhos
para serem também teus,
te agradeço comovida
a formação que lhes deu...
Parabéns UENF amada,
o teu destino é de luta,
suor, trabalho, labuta,
para que cresças decente
ajudando à tua gente
a retomar seu lugar
de povo culto, aguerrido
que luta, sem fraquejar...

Angela Sarmet Moreira


A LIÇÃO

Sou Professor,
Compartilho saberes,
Ensino.
E tudo aquilo que ensino
Tem a ver com o que aprendi.
Aprendi ensinando
Ensinando aprendi.
E aprendi
Porque fui aos livros
Mas não tirei os olhos da Vida.

Hélio Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário