quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ensino médio de olho no mercado

A Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul (SEC) deu início, ontem, a um processo de reformulação do ensino médio no Rio Grande do Sul que deverá atingir cerca de 160 mil alunos em 2012.
Representantes das Coordenadorias Regionais de Educação receberam cópias da proposta que aproxima as Escolas do mercado de trabalho, acrescenta 200 horas anuais ao ano letivo e permite adaptar o currículo aos interesses de cada região do Estado. As mudanças começarão pelo 1º ano do ensino médio.
A partir de agora, as coordenadorias regionais deverão conhecer e discutir a proposta para que entre em vigor no próximo ano letivo. O 2º ano deverá ser contemplado em 2013, e o 3º, no ano seguinte até que a alteração atinja todos os mais de 350 mil estudantes.
O maior impacto das transformações, reveladas por ZH no dia 2 de agosto, concentra-se na transformação do atual ensino médio no chamado ensino médio Politécnico.

Secretário diz que mudança tenta atrair atenção do jovem
Uma das principais novidades é o acréscimo de 600 horas ao longo dos três anos letivos. No turno inverso às aulas, esse tempo deverá ser dedicado pelos alunos a pesquisas sobre o mundo do trabalho sob orientação de um professor.
Além disso, o currículo será flexibilizado – as disciplinas tradicionais serão distribuídas em quatro áreas de conhecimento e dividir o tempo com assuntos de “formação diversificada”, que incluem temas como cultura, saúde e saúde.
– Nossa intenção é aumentar o interesse do ensino médio para os jovens, já que muitos não veem um objetivo no currículo atual – afirma o secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo.
Zero Hora (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário