terça-feira, 18 de outubro de 2011

Parada Poética - 06


CIRANDA "PROFESSOR EM VERSOS"

SER MESTRE

Ser mestre não é só contar a história
de um certo Pedro Álvares Cabral.
Mas descobrir, de novo, a cada dia,
um mundo grande, livre e fraternal.

Ser mestre não é só mostrar nos mapas
onde se encontra o Pico da Neblina.
Mas é subir, guiando os seus alunos,
à montanha da vida que se empina.

E não é só mostrar que uma palavra
é nome ou verbo, singular, plural.
Mas fazer da linguagem cotidiana
uma doce harmonia musical.

Não é só lançar sobre os alunos
a tabuada longa e repetida.
Mas prepará-los para as grandes contas,
as complicadas contas desta vida.

Ser mestre é ter no olhar uma ternura
que nem o tempo apagará o brilho.
É ver em cada olhar e em cada riso
o riso e o olhar do próprio filho.

Ser mestre é ser o pai, a mãe, o amigo,
mostrando sempre a direção da luz,
pois a palavra “Mestre”, sobretudo,
também é um dos nomes de Jesus!...

Antonio Roberto Fernandes
(in memorian)

"SABER, FAZER SABER..."

"Saber, fazer saber..."
Não é uma dever de profissão
Por que a profissão não vale a pena
Não dá para visitar a Grécia
Roma, Egito, Mesopotâmia

É uma vocação de amador
A recompensa é o efeito
É o gosto de realizar um ideal
É fazer saber, ler, conhecer
É o amor pela arte de ensinar.

"Saber, fazer saber..."
Muito que eu sei devo a você...
A Grécia de Sócrates
As pirâmides
O Coliseu de Roma
Montesquieu, o organizador da democracia
Newton com as suas razões diretas e inversas
A relatividade de Albert Einstein
Eureka !  Até Arquimedes você me ensinou
E eu estou aqui a repetir tudo isto.

"Saber, fazer saber..."
É um dever de quem ama
E eu só posso agradecer tanto amor
Por mim e pelos meus filhos:
- É preciso muita paciência com essas crianças
Rebeldes, travessas, dóceis e amáveis
É preciso muita paciência...
A  benção professor !
Você me inspirou estes versos.

Geraldo Aguiar


A UMA PROFESSORA

À professora querida,
que temos no coração,
desejamos longa vida
para guiar nossa mão.

Nada existe neste mundo
que, ao coração das crianças,
seja mais caro e profundo
que um futuro de esperanças!...

Da vida na grande estrada,
contamos com nossa Mestra,
para vencer na jornada
que as nossas almas adestra!

No dia do aniversário
de quem na vida nos guia,
os corações um rosário
mais parecem, de alegria!...

Junto às flores que ofertamos
à nossa Mestra querida,
damos tudo quanto amamos
e mais prezamos na vida:

os corações de crianças,
que herdamos de nossos pais;
transbordantes de esperanças,
dos mais puros ideais!

Diamantino Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário