segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A educação tem urgência

Mudanças na Educação tornam-se perceptíveis quando este setor deixa de ser um problema de poucos para ser um desafio e uma causa de muitos. Não há quem não concorde que os avanços na Educação, em Goiás, demandam urgência. Mas também é preciso que todos trabalhem na busca de soluções, que devem ser executadas pelo poder público.
As diretrizes da reforma educacional, o Pacto pela Educação, lançadas pelo governo do Estado no início de setembro, serão validadas pelos goianos. Por isso a importância de que a população participe das discussões que estão sendo promovidas em 38 diferentes regiões do Estado.
O objetivo é que, nos locais pelos quais tem passado a equipe da Secretaria da Educação, haja contribuições por parte de professores, diretores, pais, servidores administrativos, políticos, entidades de classe, poder público e, principalmente, de alunos, a maior razão de todos os nossos esforços.
Estas mesmas contribuições - em forma de sugestões, críticas ou simples observações - formatarão o projeto final que norteará os rumos do ensino público estadual nos próximos anos e também nos permitirá preparar uma reforma educacional que seja factível.
O Pacto pela Educação já passou por mais de 20 subsecretarias regionais em menos de um mês após seu lançamento. A celeridade se justifica: a Educação não pode mais esperar, as melhorias são necessárias e urgentes. Ressalte-se que o pacto não está pronto, finalizado.
Pelo contrário, ele é dinâmico e, assim, fica evidente o quanto é fundamental o engajamento de todos nos debates. Cada opinião é primordial para a consolidação desta reforma educacional, que deve ser baseada na pluralidade de ideias. Um pacto que seja forte e, consequentemente, eficaz.
Um pacto que deve ser feito por cada goiano com cerca de 600 mil alunos da nossa rede que precisam de reais oportunidades ao longo da vida e que só as alcançarão por meio de uma Educação de qualidade. Um pacto com todos os profissionais da Educação que merecem ser valorizados e reconhecidos por toda a sociedade. Um pacto com uma drástica mudança nos índices educacionais que têm deixado Goiás estagnado e/ou atrás de outros Estados.
Ao apresentarmos as diretrizes da reforma educacional e os cinco pilares que a compõem, temos sido transparentes e objetivos para possibilitar o melhor entendimento possível da principal meta a ser alcançada pela Educação do nosso Estado: ensino de qualidade a todos os estudantes.
Atingiremos essa meta com a adoção de práticas pedagógicas inovadoras e o fortalecimento e a valorização dos profissionais da Educação. É assim que iremos mudar os rumos da Educação no estado e ampliar as chances de um futuro melhor para nossos estudantes. Para todos eles.
Thiago Peixoto, secretário de Estado da Educação, economista e deputado federal licenciado, in: O Popular (GO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário