O
brasileiro não sabe matemática. E isso não é bem o que se pode chamar de
novidade. Os mais recentes dados do Programa Internacional de Avaliação de
Alunos (Pisa), de 2009, mostram que o país está na 57ª colocação entre 65
pesquisados. E dentre os países da América Latina, ficou abaixo do Uruguai,
Chile e México. O problema em questão, é que não se sabe matemática porque a
Escola não ensina. “Ao contrário da língua portuguesa, cujo aprendizado também
é feito na família e no ambiente cultural, o Ensino da matemática é
exclusividade da Escola, não se aprende no dia a dia”, afirma Angela Dannemann,
diretora-executiva da Fundação Victor Civita (FVC).
Ao invés
de ficar procurando culpados por esta situação, a FVC e a Fundação Cesgranrio
aceitaram o desafio de buscar as melhores práticas no Ensino de matemática.O
que significa encontrar quais os melhores Professores do país no assunto. O
resultado, a pesquisa “Boas Práticas Docentes no Ensino da Matemática”, será
divulgado na próxima sexta-feira e foi adiantado com exclusividade ao BRASIL
ECONÔMICO (ver infográfico).
No estudo
foram filmadas mais de mil horas de aulas de 63 Professores do 6º ao 9º ano do
Ensino fundamental e do Ensino médio das rede estadual de São Paulo. Estes
profissionais foram selecionados por seu desempenho no processo de Promoção por
Merecimento da rede estadual e também pela nota de suas turmas no Saresp entre
2008 e 2010. “A matemática está em crise porque ela não faz sentido para os
Alunos, não constrói significado. Ela precisa ser contextualizada, comunicada
com clareza”, explica Angela. E mesmo entre os bons Professores há desafios. A
pesquisa mostra, por exemplo, que apenas em 35,3% das aulas foi pedida lição de
casa e em apenas 17,7% a execução foi verificada.
Fonte: Brasil Econômico (SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário