domingo, 17 de junho de 2012

Como ficam a saúde e a educação?

Diante da nossa realidade, é preocupante a posição que o governo federal adotou, quando determinou cortes nos orçamentos destinados ao Ministério da Saúde e da Educação. A Saúde foi duramente atingida com R$5,4 bilhões a menos para a sua pasta. Diariamente assistimos sem nada poder fazer, ao sucateamento de vários hospitais e postos de saúde no nosso país. É degradante vermos cidadãos tratados com total descaso quando necessitam de assistência médica. As cenas que presenciamos através dos veículos de comunicação há bem pouco tempo num hospital da capital potiguar, é de sensibilizar os corações mais endurecidos. Pessoas pelo chão, outras, sentadas a segurar o soro no braço; uma UTI improvisada a fim de atender pacientes mais graves, tudo isso nos deixa estáticos, é uma barbárie.
Em reportagens anteriores, tomamos conhecimento de determinada capital, com hospital novo sem estar sendo utilizado, e outros, pelo país a fora, equipados, porém, sem pessoal especializado para sua operacionalização; enfim, situações inadmissíveis. Quando o cidadão tem um plano de saúde, sua situação é bem diferente, porém, basta observar a nossa pirâmide social para percebermos que a maioria do povo brasileiro está aquém desse benefício, e mesmo assim, aqueles que têm, muitas vezes esperam para serem atendidos por um especialista e o plano infelizmente nem sempre cobre todo tipo de procedimento, imagine o Serviço Público.
Outrossim, vale salientar que os cidadãos que dependem da saúde pública, passam por situações absurdas, quando precisam de assistência porque, a consulta para determinado especialista, na grande maioria dos casos, chega a demorar de dois a cinco meses para ocorrer; isso quando no dia marcado o profissional comparece ao ambulatório, porque quase sempre ele falta e o indivíduo tem a sua consulta remarcada por um período igual. A saúde está na UTI, em estado terminal, cabe ao governo o dever de salvá-la!
Quanto ao Ministério da Educação, cujo corte ficou orçado em R$1,9 bilhões, necessário se faz lembrar dos nossos jovens e nossas crianças, que muitas vezes frequentam a sala de aula só por conta da merenda, outras, nem à Escola vão porque o trajeto é difícil, como acontece em várias regiões. Sim, ainda existem boas Escolas, mas, pensemos na extensão territorial do nosso país, para que cheguemos à conclusão de que muito ainda precisa ser feito.
O Ensino fundamental e o médio são o passaporte para que nossos jovens consigam chegar à faculdade com embasamento suficiente para que venham a se tornar profissionais qualificados e com competência. É de suma importância a Educação numa sociedade, porque os jovens de hoje, são o futuro de uma nação!
Fonte: Diário de Pernambuco (PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário