quinta-feira, 21 de junho de 2012

Família e escola, uma relação necessária

Os estudiosos da Educação há muito registram a importância da articulação família/Escola como um dos meios de aprimoramento do processo Ensino/aprendizagem dos Alunos. O discurso é quase uníssono: os empecilhos para a Educação eficiente e eficaz são maiores quando pais e Professores não se conhecem.
A Ouvidoria Educacional, da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais, recebe um número significativo de reclamações, denúncias e solicitações de informação, que evidenciam, em algumas instituições Escolares, a falta de uma cultura embasada no fluxo claro e objetivo de informações e, especialmente, a falta de participação efetiva da família na vida Escolar do educando.
A falta de discussão e a divulgação deficitária de informações básicas que dizem respeito à vivência dos Alunos na Escola geram dúvidas, desconfianças e, muitas vezes, denúncias e reclamações infundadas. Pais, mães e responsáveis, por diversas vezes, vêm à ouvidoria por não se sentirem à vontade de ir à Escola para dialogar e acompanhar a trajetória Escolar de seus filhos. Muitas vezes esse sentimento de falta de receptividade na Escola se deve ao fato de terem vivenciado experiências malsucedidas, em que não se sentiram respeitados em seus direitos, diferenças e dificuldades ou por não perceberem abertura por parte dos profissionais da Educação na prestação de esclarecimentos quanto à vida Escolar de seus filhos.
Por outro lado, algumas apurações de denúncias e reclamações geram relatórios conclusivos que denotam a falta de participação da família na Escola, principalmente no acompanhamento do desempenho Escolar do Aluno, mesmo quando ela estimula e sensibiliza a comunidade quanto à importância da parceria entre as duas instituições.
A família é importante na construção de significados e significantes primordiais ao desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. A formação de valores, crenças, costumes, postura, enfim, as formas de ser e de agir do cidadão são construídas no contexto familiar. Portanto, a convivência com a família deve se prolongar pelas fases de formação e desenvolvimento do ser humano.
No atual contexto social, percebe-se que valores como a ética e a cidadania estão sendo deixados de fora da formação do educando. É preciso uma integração dessas instituições, atuando com objetivos comuns, com pessoal comprometido e metodologias adequadas para resgatar esses valores, tão importantes na formação do caráter do educando.
Nesse sentido, a relação Escola/família é imprescindível à melhoria dos índices de qualidade da Educação. A família, como espaço de construção da identidade dos cidadãos, deve firmar parceria com a Escola, para juntas promoverem o desenvolvimento pleno da criança e do adolescente. Já a Escola assume seu papel de Educadora ao buscar o desenvolvimento do ser humano em todas as suas possibilidades.
A Escola, no seu dia a dia, deve se abrir à participação da família e construir com ela uma relação dialógica, crítica e libertadora, estimulando a participação dos pais em seu contexto. Por seu lado, os pais devem entender que a Escola não é a única instituição responsável pela formação de seus filhos, transferindo suas responsabilidades para ela.
O sucesso de qualquer proposta educacional certamente está relacionado à participação dos pais, ao interesse da família pela vida Escolar do Aluno, ao estímulo à leitura e aos estudos individuais e ao hábito de fazer e corrigir as atividades de casa, ingredientes dependentes da ação conjunta da Escola, da família e da comunidade – três parceiros que podem contribuir para o sucesso dos Alunos, para uma Educação de qualidade e, principalmente, para a formação plena de cidadãos.
Fonte: Estado de Minas (MG)

Um comentário:

  1. Olá! Meu nome è Larissa, sou estudante do curso de Pedagogia, estou fazendo o Trabalho de conclusão de curso e meu tema é sobre a relação família e Escola, descobri esse blog e achei ele muito legal, pois leio as matérias que falam sobre essa relação e que podem me ajudar a obter novos conhecimentos a esse respeito.

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