Os
estudiosos da Educação há muito registram a importância da articulação
família/Escola como um dos meios de aprimoramento do processo
Ensino/aprendizagem dos Alunos. O discurso é quase uníssono: os empecilhos para
a Educação eficiente e eficaz são maiores quando pais e Professores não se
conhecem.
A
Ouvidoria Educacional, da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais, recebe um
número significativo de reclamações, denúncias e solicitações de informação,
que evidenciam, em algumas instituições Escolares, a falta de uma cultura
embasada no fluxo claro e objetivo de informações e, especialmente, a falta de
participação efetiva da família na vida Escolar do educando.
A
falta de discussão e a divulgação deficitária de informações básicas que dizem
respeito à vivência dos Alunos na Escola geram dúvidas, desconfianças e, muitas
vezes, denúncias e reclamações infundadas. Pais, mães e responsáveis, por
diversas vezes, vêm à ouvidoria por não se sentirem à vontade de ir à Escola
para dialogar e acompanhar a trajetória Escolar de seus filhos. Muitas vezes
esse sentimento de falta de receptividade na Escola se deve ao fato de terem
vivenciado experiências malsucedidas, em que não se sentiram respeitados em
seus direitos, diferenças e dificuldades ou por não perceberem abertura por
parte dos profissionais da Educação na prestação de esclarecimentos quanto à
vida Escolar de seus filhos.
Por
outro lado, algumas apurações de denúncias e reclamações geram relatórios
conclusivos que denotam a falta de participação da família na Escola,
principalmente no acompanhamento do desempenho Escolar do Aluno, mesmo quando
ela estimula e sensibiliza a comunidade quanto à importância da parceria entre
as duas instituições.
A
família é importante na construção de significados e significantes primordiais
ao desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. A formação de valores,
crenças, costumes, postura, enfim, as formas de ser e de agir do cidadão são
construídas no contexto familiar. Portanto, a convivência com a família deve se
prolongar pelas fases de formação e desenvolvimento do ser humano.
No
atual contexto social, percebe-se que valores como a ética e a cidadania estão
sendo deixados de fora da formação do educando. É preciso uma integração dessas
instituições, atuando com objetivos comuns, com pessoal comprometido e
metodologias adequadas para resgatar esses valores, tão importantes na formação
do caráter do educando.
Nesse
sentido, a relação Escola/família é imprescindível à melhoria dos índices de
qualidade da Educação. A família, como espaço de construção da identidade dos
cidadãos, deve firmar parceria com a Escola, para juntas promoverem o
desenvolvimento pleno da criança e do adolescente. Já a Escola assume seu papel
de Educadora ao buscar o desenvolvimento do ser humano em todas as suas
possibilidades.
A
Escola, no seu dia a dia, deve se abrir à participação da família e construir
com ela uma relação dialógica, crítica e libertadora, estimulando a
participação dos pais em seu contexto. Por seu lado, os pais devem entender que
a Escola não é a única instituição responsável pela formação de seus filhos,
transferindo suas responsabilidades para ela.
O
sucesso de qualquer proposta educacional certamente está relacionado à
participação dos pais, ao interesse da família pela vida Escolar do Aluno, ao
estímulo à leitura e aos estudos individuais e ao hábito de fazer e corrigir as
atividades de casa, ingredientes dependentes da ação conjunta da Escola, da
família e da comunidade – três parceiros que podem contribuir para o sucesso
dos Alunos, para uma Educação de qualidade e, principalmente, para a formação
plena de cidadãos.
Fonte: Estado de Minas (MG)
Olá! Meu nome è Larissa, sou estudante do curso de Pedagogia, estou fazendo o Trabalho de conclusão de curso e meu tema é sobre a relação família e Escola, descobri esse blog e achei ele muito legal, pois leio as matérias que falam sobre essa relação e que podem me ajudar a obter novos conhecimentos a esse respeito.
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