terça-feira, 5 de junho de 2012

Professores: 40% não são formados na área em que ensinam

Quase 40% dos Professores que dão aulas nas Escolas de Ensino fundamental e médio da rede estadual não têm formação adequada na disciplina que lecionam. A maior deficiência é em Artes, onde apenas 27% dos 1.142 Professores atendem aos critérios exigidos pela lei, como terem formação em licenciatura e na disciplina em que dá aulas.
O levantamento foi feito pela Secretaria Estadual de Educação (Sedu) e também mostra que, além da situação na disciplina de Artes, os Professores não habilitados são maioria em outras cinco matérias: Língua Portuguesa, Física, Ciências, Filosofia e Sociologia. E praticamente todos são contratados em regime de Designação Temporária, os chamados DTs.

Formação na área
O secretário estadual de Educação, Klinger Barbosa Alves, reconhece que o número é alto, mas explica que a maior parte dos Professores não habilitados tem bacharelado nas disciplinas ou é formada em áreas correlatas.
Isso acontece, principalmente, em Língua Portuguesa, diz a Sedu, onde a maioria é bacharel em Letras-Português, em Comunicação Social ou é Aluno do 5º período em diante das licenciaturas de Letras-Português das faculdades.
"A falta de profissionais habilitados é um problema em todo o país. Estima-se que, hoje, haja uma carência de mais de 100 mil Professores para a área de Ciências, no Brasil. Por isso, é comum termos um profissional com formação em Farmácia, por exemplo, dando aulas de Química. Ou um Professor de História ensinando Filosofia", explica. Também é alto o número de Alunos dos cursos de licenciatura dando aulas na rede.

Mudança
Mas esse é um quadro em mudança, afirma o secretário de Educação. "A universidade abriu, há poucos anos, mais cursos de licenciatura no interior do Estado. E estamos realizando concursos para Professores da rede todos os anos. Para ser efetivo, o Professor tem que ter licenciatura na disciplina", diz.
Para atrair futuros Professores para a rede, a Sedu implantou, neste ano, um programa de estágio para Alunos dos cursos de Pedagogia, Matemática, Ciências Biológicas e Letras das faculdades do Estado. Quase 30 instituições de Ensino superior já aderiram ao programa, que oferece uma bolsa de R$ 463,00 aos Alunos.
Atualmente, a rede estadual conta com 13.550 Professores, sendo que mais de 8,5 mil são DTs. O concurso previsto para este ano deve abrir cerca de mais 3,2 mil novas vagas.

Análise
Carreira Docente precisa ser mais atrativa
Enquanto não tornarmos a carreira Docente atrativa no país, vamos continuar sofrendo com a falta de Professores habilitados na Educação básica. Qualquer outra ação para melhorar esse quadro é paliativa. Hoje, cerca de 60% dos Professores de Física e 44% dos de Química, no país, não são formados nem na disciplina nem em áreas correlatas. Nas universidades, os índices de reprovação delas é altíssimo. Os governos também não se prepararam para a demanda gerada com a criação de novas disciplinas, como Espanhol, Sociologia e Filosofia. E até hoje não consegue dar conta de atender a toda a demanda de disciplinas que exigem maior número de profissionais, como Língua Portuguesa e Matemática. Sem falar na falta de interesse dos Alunos em seguir as licenciaturas. Se não houver incentivos à carreira Docente, vamos continuar sofrendo com falta de profissionais, altos índices de reprovação em alguns cursos e baixa procura por licenciatura.
Mozart Neves Ramos, conselheiro do Todos Pela Educação,
in: A Gazeta (ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário