Quase 40% dos Professores que dão
aulas nas Escolas de Ensino fundamental e médio da rede estadual não têm
formação adequada na disciplina que lecionam. A maior deficiência é em Artes,
onde apenas 27% dos 1.142 Professores atendem aos critérios exigidos pela lei,
como terem formação em licenciatura e na disciplina em que dá aulas.
O
levantamento foi feito pela Secretaria Estadual de Educação (Sedu) e também
mostra que, além da situação na disciplina de Artes, os Professores não
habilitados são maioria em outras cinco matérias: Língua Portuguesa, Física,
Ciências, Filosofia e Sociologia. E praticamente todos são contratados em
regime de Designação Temporária, os chamados DTs.
Formação na área
O secretário estadual de Educação,
Klinger Barbosa Alves, reconhece que o número é alto, mas explica que a maior
parte dos Professores não habilitados tem bacharelado nas disciplinas ou é
formada em áreas correlatas.
Isso
acontece, principalmente, em Língua Portuguesa, diz a Sedu, onde a maioria é
bacharel em Letras-Português, em Comunicação Social ou é Aluno do 5º período em
diante das licenciaturas de Letras-Português das faculdades.
"A falta de profissionais habilitados é um problema em todo o país. Estima-se que, hoje, haja uma carência de mais de 100 mil Professores para a área de Ciências, no Brasil. Por isso, é comum termos um profissional com formação em Farmácia, por exemplo, dando aulas de Química. Ou um Professor de História ensinando Filosofia", explica. Também é alto o número de Alunos dos cursos de licenciatura dando aulas na rede.
"A falta de profissionais habilitados é um problema em todo o país. Estima-se que, hoje, haja uma carência de mais de 100 mil Professores para a área de Ciências, no Brasil. Por isso, é comum termos um profissional com formação em Farmácia, por exemplo, dando aulas de Química. Ou um Professor de História ensinando Filosofia", explica. Também é alto o número de Alunos dos cursos de licenciatura dando aulas na rede.
Mudança
Mas esse é um quadro em mudança,
afirma o secretário de Educação. "A universidade abriu, há poucos anos,
mais cursos de licenciatura no interior do Estado. E estamos realizando
concursos para Professores da rede todos os anos. Para ser efetivo, o Professor
tem que ter licenciatura na disciplina", diz.
Para atrair futuros Professores para
a rede, a Sedu implantou, neste ano, um programa de estágio para Alunos dos
cursos de Pedagogia, Matemática, Ciências Biológicas e Letras das faculdades do
Estado. Quase 30 instituições de Ensino superior já aderiram ao programa, que
oferece uma bolsa de R$
463,00 aos Alunos.
Atualmente, a rede estadual conta com 13.550 Professores,
sendo que mais de 8,5 mil são DTs. O concurso previsto para este ano deve abrir
cerca de mais 3,2 mil novas vagas.
Análise
Carreira Docente precisa ser mais
atrativa
Enquanto não tornarmos a carreira
Docente atrativa no país, vamos continuar sofrendo com a falta de Professores
habilitados na Educação básica. Qualquer outra ação para melhorar esse quadro é
paliativa. Hoje, cerca de 60% dos Professores de Física e 44% dos de Química,
no país, não são formados nem na disciplina nem em áreas correlatas. Nas
universidades, os índices de reprovação delas é altíssimo. Os governos também
não se prepararam para a demanda gerada com a criação de novas disciplinas,
como Espanhol, Sociologia e Filosofia. E até hoje não consegue dar conta de
atender a toda a demanda de disciplinas que exigem maior número de
profissionais, como Língua Portuguesa e Matemática. Sem falar na falta de
interesse dos Alunos em seguir as licenciaturas. Se não houver incentivos à
carreira Docente, vamos continuar sofrendo com falta de profissionais, altos
índices de reprovação em alguns cursos e baixa procura por licenciatura.
Mozart Neves Ramos, conselheiro do Todos Pela Educação,
in: A Gazeta (ES)
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