domingo, 10 de junho de 2012

Valorizar professor

No fim de 2010, o Ministério da Educação apresentou um projeto que estabelece quais são os objetivos da Educação para esta década (2011-2020). O texto traz vinte metas, que pretendem, ao longo do período, alterar a realidade das Escolas no sentido de qualificar o atendimento, principalmente no Ensino básico. Todas as metas poderão ser atingidas desde que haja políticas públicas consistentes, continuidade dessas políticas e investimento na formação e valorização do quadro de Professores. O objetivo de assegurar a todas as crianças e jovens o Ensino básico e permitir que eles concluam seu processo de Escolarização básica pode continuar sacrificando a qualidade em função da quantidade.
Todavia, sabemos que a realidade das Escolas poderá ser mudada se, sobretudo, as metas propostas estiverem apoiadas na confiança, na ação e no empenho dos Professores. Isso significa que, se os Professores não acreditarem na força e na seriedade das políticas educacionais e não as efetivarem no contexto das Escolas, o Plano Nacional de Educação (PNE) será apenas mais um plano bem intencionado, porém ineficaz. Deve existir um projeto social e político que aponte, por meio de ações concretas, o desejo de se transformarem significativamente as metodologias e os conceitos que hoje determinam os fazeres Escolares. Ninguém ignora que é a intervenção pedagógica adequada dos Educadores que faz quase toda a diferença na Escola.
Todos defendem a ideia de que a atividade Docente está cada vez mais complexa e exigente; no entanto, também é consensual a ideia de que a carreira Docente com um estatuto social decadente, formação fragilizada e remuneração baixa não atrai à profissão os estudantes mais qualificados nem anima os melhores profissionais a se manterem nas Escolas públicas. Em um tempo em que nós, a sociedade como um todo e as autoridades educacionais buscamos uma Escola que atenda mais e melhor à população que dela faz uso, é imprescindível que medidas palpáveis sejam estabelecidas a curto e médio prazo, a fim de tornarmos a carreira Docente um pouco mais atraente.
Francisca Giacometti Paris, in: Jornal de Brasília (DF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário