terça-feira, 26 de junho de 2012

Educação ideológica

Se há algum tema unânime na população é a Educação. Todos dizem que o Brasil só vai tornar-se livre do subdesenvolvimento quando tiver um povo educado. Essa seria a “panaceia brasileira”, segundo Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil. Mas qual o conceito de Educação? Educação segundo Platão é dar ao corpo e à alma toda a beleza e perfeição para formar moralmente o homem perante o estado. Para Aristóteles, Educação seria a busca pela felicidade. Os dois filósofos apresentam conceitos contraditórios.
O primeiro vê a Educação como moralidade social; enquanto o outro como técnica de progresso. Para a Professora Olga Pombo, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, “a Escola não foi inventada para educar as crianças. Foi criada para a transmissão de conhecimentos entre as gerações”. Por isso confundir Ensino com Educação na Escola pode ser perigoso. É provável que a maioria dos pais não concorde com o controle das almas de seus filhos pelas instituições pedagógicas. Essa iniciativa é ainda impedida pelo pacto de São José da Costa Rica, do qual o Brasil é signatário: “Os pais ou os tutores têm direito a que seus filhos e pupilos recebam a Educação religiosa e moral que esteja de acordo com suas próprias convicções. “ Antigamente, a grade Escolar comportava matérias de conhecimento, como Matemática, Português, etc..
Hoje, os currículos trazem inovações como a que ensina aos Alunos do Ensino Fundamental a ajustarem um preservativo em uma cenoura. Tudo isso ainda poderia ser tolerado se a qualidade da nossa Educação figurasse entre as melhores do mundo. Mas não é o que ocorre. O índice de Educação da Unesco, em 2011, apontava o Brasil na 88ª posição, dentre 127 países. Em termos relativos, o que se percebe é ainda um retrocesso. Em 2008, o Brasil ocupava a 76ª posição no mesmo ranking. Em 2007, estava em 72º lugar. O País avançou para “trás”, na medida em que a Educação para a ideologia foi consolidada. Como o Brasil espera continuar a avançar no ranking do desenvolvimento se, ao invés de ensinar aos Alunos conhecimentos científicos, permanece educando os pupilos em valores ideológicos?
Antônio Bulhões, deputado federal, in: Jornal de Brasília (DF)

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