Faz 80 anos que um grupo de notáveis,
entre eles Cecília Meireles, Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de
Azevedo, publicou o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Ousado para a
época - 1932 -, o manifesto tinha propostas claras para a Educação no Brasil:
Escola obrigatória, laica e gratuita, sem discriminação de gênero ou de classe.
Destacava ainda que era preciso investir nos Professores, com "formação e
remuneração equivalentes que lhe permitam manter, com a eficiência no trabalho,
a dignidade e o prestígio indispensáveis aos Educadores".
Oito décadas depois, o manifesto não
foi integralmente cumprido e, segundo Arnaldo Niskier, membro da Academia
Brasileira de Letras, "o Brasil continua avançando de forma
desconexa":
- No Ensino fundamental, que está
quase universalizado, cresce o número de Alunos, mas esquece-se a qualidade,
que é o que importa. O Ensino médio, por sua vez, não cresce nem
quantitativamente nem qualitativamente. No Ensino superior, atendemos metade do
que deveríamos. O manifesto mostrava que, na década de 30, tínhamos um Ensino
órfão e essa é também a realidade de hoje.
Professor da PUC-MG, Carlos Roberto
Jamil Cury concorda que nem tudo o que foi proposto acabou sendo colocado em
prática, mas aponta que o documento trouxe algumas mudanças importantes para o
país.
- Eles foram ousados e, graças a
isso, a Constituinte de 34 tornou obrigatória a presença das crianças nos
quatro primeiros anos do primário, e fez também com que as Escolas fossem
gratuitas. Por conta disso, uma porcentagem dos impostos tinha que ser voltada
à Educação. E, até a década de 90, o Brasil foi o único país a ter vinculado a
obrigatoriedade de imposto para Educação - conta Cury, que lembra que a
Constituição incorporou ainda a coEducação (Escolas voltadas para meninos e
meninas): - Foi numa época em que a aproximação entre homens e mulheres era
vista como algo pecaminoso e as mulheres não tinham muitos direitos.
Parte de um processo histórico - em
1930, o então presidente Getúlio Vargas havia criado o Ministério da Educação
(MEC) -, o manifesto começou a ser construído, segundo a historiadora Maria
Luiza Marcílio, Professora de História da Faculdade de Filosofia da USP e
autora do livro "História da Escola em São Paulo e no Brasil", ainda
no final do século 19:
- No final do Império, os paulistas
começaram um processo de revolução do Ensino em uma época em que o primário era
precário, não havia Ensino secundário ou superior e as taxas de Analfabetismo
eram grandes. Foram criados grupos Escolares, que instituíram o primário
seriado e, aos poucos, acabaram sendo multiplicados nas capitais - explica
Maria Luiza: - Ainda assim, quando o manifesto foi lançado, nós ainda não
tínhamos condição de fazer o que propunha.
Oito décadas depois, de acordo com
Maria Cristina Gomes Machado, Professora de História da Educação da
Universidade Estadual de Maringá, "o país não cumpriu a expectativa de
construir aquela Escola proposta pelo manifesto, e o que era ousado em 1932 já
teve tempo suficiente para ser posto em prática".
- Lidamos com o esvaziamento da
Escola pública, com o crescimento das instituições privadas e com Escolas para
ricos e para pobres. Temos, então, espaços seletivos, fragmentados, onde não
existe a convivência com os diferentes tipos de classes. Um documento assinado
em 1932 não era mais para ser ousado, mas faltou ao Brasil uma proposta
nacional. Temos propostas de governo, planos emergenciais, mas não pensamos a
Educação a longo prazo.
O Brasil tem, segundo o Censo
Demográfico 2010 do IBGE, 96,9% das crianças de 7 a 14 anos matriculadas na
Escola. No entanto, ainda que o Ensino fundamental esteja quase universalizado,
um estudo feito pelo Todos pela Educação, em todas as capitais do Brasil em
2011, mostrou que 43,9% das crianças que concluíram o 3 ano do Ensino
fundamental não aprenderam o que era esperado em leitura. Em relação à escrita,
o resultado foi ainda pior: 46,6% dos Alunos não atingiram a meta.
- O grande problema hoje é que
universalizamos a Educação, mas a qualidade é baixa. Estamos avançando devagar,
mesmo com as cobranças internas, internacionais e da sociedade. Os problemas
hoje estão sendo discutidos e isso é um avanço - diz Marcus Vinicius da Cunha,
Professor de Pedagogia da USP.
Formação de Professores
Para Cury, da PUC, e Maria Luiza, da
USP, no entanto, o avanço maior se dará quando o país passar a investir na
formação do Professor.
- Na ditadura militar, houve quase a
extinção da Escola Normal e de lá para cá não houve substituição. Dar atenção
ao Professor alfabetizador é fundamental, pois a situação do Brasil é dramática
- diz Maria Luiza.
- Para reverter o quadro, antes de
qualquer coisa, é necessário recuperar o status do Professor, começando por
recuperação salarial digna, além de repensar a formação. Hoje, em muitos casos,
os piores Alunos buscam o magistério, mas a figura do Professor é estratégica
se quisermos melhorar o Ensino. E precisamos entender que o perfil do Aluno
mudou. Já no manifesto estava claro que, sem uma nova metodologia, não iríamos
adiante e eles tinham razão - diz Cury, que acredita que é hora de rever o
pacto federativo:
- Certas iniciativas têm que ter
caráter nacional. É um contrassenso não ter um currículo nacional e o MEC
avaliar as Escolas nacionalmente. Como avaliar se não se sabe o que foi
ensinado nos primeiros anos?
Entusiasta do manifesto, Arnaldo
Niskier concorda que a formação dos Professores é fundamental:
- Deve ser a prioridade. O Professor
hoje está sobrecarregado, tem que ser mãe do Aluno, precisa dar aulas em várias
Escolas, não tem salário digno. As Escolas não se renovam, o Aluno perde o
interesse e abandona os estudos. Por conta disso, o Brasil, que hoje é a sexta
economia do mundo, corre o risco de ver essa posição ser sacrificada por falta
de recursos humanos em todos os níveis - diz Niskier, que acredita ser a hora
de um novo manifesto:
- Defendo essa ideia para que a gente
avance. Entre os pontos importantes estariam a obrigatoriedade do horário
integral, o uso inteligente da tecnologia e o país priorizando a formação dos
profissionais.
Fonte: O Globo (RJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário