quinta-feira, 14 de junho de 2012

Nove cidades da região atingem meta educacional criada por ONG

Nove cidades do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro atingiram todas as metas intermediárias de aprendizagem no 5º e 9º anos do ensino fundamental. Araxá, Perdizes, Sacramento, Centralina, Santa Vitória, Iturama, Capinopólis, Araporã e Pirajuba constam na lista elaborada pela Organização Não Governamental (ONG) Todos Pela Educação.
O estudo analisa o desempenho educacional de todos os municípios brasileiros nas esferas federal, estadual e municipal. As nove cidades fazem parte das 334, de um total de 5,3 mil, que sempre cumpriram os índices propostos. As metas foram cumpridas em 2009 e fazem uma análise comparativa com 2007 e 2005. Os dados foram divulgados em maio.
O levantamento é feito de acordo com a avaliação dos alunos nas provas de Matemática e Língua Portuguesa, aplicadas no fim das duas séries. O objetivo é que o país atinja a Meta 3 final no ensino fundamental, que determina que, até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o conteúdo adequado para a série que cursam. Esta meta foi estabelecida de forma que o Brasil alcance o padrão de aprendizagem da média da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de 2003.
De acordo com a ONG Todos Pela Educação, se continuarem nesse ritmo, as 334 cidades, que representam 6,3% do total dos municípios brasileiros, devem alcançar o objetivo proposto. Foram analisados os ensinos federais, estaduais e municipais da área urbana de cada cidade. As nove cidades em destaque do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro têm apenas escolas estaduais e municipais. Para Priscila Cruz, diretora executiva da ONG, a análise é importante para avaliar o equilíbrio educacional das cidades.
“Existem municípios com uma trajetória ascendente de bom desempenho. É difícil isso acontecer. É muito comum os municípios oscilarem os resultados ao longo dos anos. E esses [334] municípios mostram que é possível avançar de uma forma consistente”, afirmou.
Segundo Priscila Cruz, mesmo com os resultados positivos, o país ainda está distante da meta estabelecida. “Estamos tão longe de alcançar os resultados esperados, que não podemos nos estagnar. Esperamos que o ensino consiga sempre avançar. Mesmo sendo um resultado baixo, em um curto período de tempo é possível ir além”, disse.

Secretárias explicam resultados
Secretárias de Educação de municípios que aparecem bem posicionados na lista da Organização Não Governamental (ONG) Todos Pela Educação, que avalia o desempenho educacional em 5,3 mil cidades brasileiras, explicam o bom desempenho apresentado no estudo. Pela lista, Araxá e Perdizes são as cidades que apresentaram o maior avanço de notas do 5º ano na prova de Matemática. Na prova de Língua Portuguesa do 5º e 9º anos, o crescimento não foi tão expressivo.
Para a secretária de Educação de Araxá, município a 177 km de Uberlândia, Maria Célia Araújo Oliveira, o resultado no estudo é fruto do compromisso com a qualidade de ensino. ”Essa é a maior prioridade. E a meta vem sendo comprovada pelos processos avaliativos internos e externos”, disse.
Em Perdizes, a 136 km de Uberlândia, a secretária Oneida Abadia Alves Carvalho disse que a boa avaliação dos alunos é resultado do investimento na formação dos docentes. “Temos investido muito na formação do professor e cobrado resultados dos coordenadores pedagógicos, dando apoio às escolas”, afirmou.
Segundo ela, esta é uma forma de ajudar os alunos com dificuldade e de usar a política de formação. “Criamos um sistema de avaliação municipal, o que é bom para se ter uma noção de como está o ensino. Com base no resultado, traçamos metas e estratégias para o ano seguinte.”
Uberlândia não aparece na lista das cidades mais bem posicionadas no estudo da Organização Não Governamental (ONG) Todos Pela Educação. O indicativo analisa o desempenho educacional de escolas federais, estaduais e municipais, de alunos que cursam o 5º e o 9º anos do ensino fundamental. As provas são de Matemática e Língua Portuguesa e foram feitas em 2009. Os resultados foram divulgados no mês passado.
A secretaria de Educação do município foi procurada pela reportagem do CORREIO de Uberlândia. Mas por meio da Secretaria de Comunicação, informou que não se pronunciaria sobre uma pesquisa em que Uberlândia não aparece.
O superintendente regional de ensino, Wagner Lemos, disse que não iria comentar sobre a pesquisa, pois não sabe quais critérios foram usados pela ONG Todos Pela Educação. Mas falou de uma forma geral sobre o ensino da rede estadual na cidade, que conta com 67 escolas. “É um desafio a cada ano. As secretarias municipais, estaduais e federais estão em trabalho contínuo para melhorar a qualidade da educação. Temos especialistas selecionados pela superintendência, capacitados em Belo Horizonte, que fazem intervenções em cada unidade escolar. Isso tem trazido uma melhoria significativa”, afirmou.
Fonte: Correio de Uberlândia (MG)

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