Nove cidades do Alto Paranaíba e
Triângulo Mineiro atingiram todas as metas intermediárias de aprendizagem no 5º
e 9º anos do ensino fundamental. Araxá, Perdizes, Sacramento, Centralina, Santa
Vitória, Iturama, Capinopólis, Araporã e Pirajuba constam na lista elaborada
pela Organização Não Governamental (ONG) Todos Pela Educação.
O estudo analisa o desempenho
educacional de todos os municípios brasileiros nas esferas federal, estadual e
municipal. As nove cidades fazem parte das 334, de um total de 5,3 mil, que
sempre cumpriram os índices propostos. As metas foram cumpridas em 2009 e fazem
uma análise comparativa com 2007 e 2005. Os dados foram divulgados em maio.
O levantamento é feito de acordo com
a avaliação dos alunos nas provas de Matemática e Língua Portuguesa, aplicadas
no fim das duas séries. O objetivo é que o país atinja a Meta 3 final no ensino
fundamental, que determina que, até 2022, 70% ou mais dos alunos terão
aprendido o conteúdo adequado para a série que cursam. Esta meta foi
estabelecida de forma que o Brasil alcance o padrão de aprendizagem da média da
Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de 2003.
De acordo com a ONG Todos Pela
Educação, se continuarem nesse ritmo, as 334 cidades, que representam 6,3% do
total dos municípios brasileiros, devem alcançar o objetivo proposto. Foram
analisados os ensinos federais, estaduais e municipais da área urbana de cada
cidade. As nove cidades em destaque do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro têm
apenas escolas estaduais e municipais. Para Priscila Cruz, diretora executiva
da ONG, a análise é importante para avaliar o equilíbrio educacional das
cidades.
“Existem municípios com uma
trajetória ascendente de bom desempenho. É difícil isso acontecer. É muito
comum os municípios oscilarem os resultados ao longo dos anos. E esses [334] municípios
mostram que é possível avançar de uma forma consistente”, afirmou.
Segundo
Priscila Cruz, mesmo com os resultados positivos, o país ainda está distante da
meta estabelecida. “Estamos tão longe de alcançar os resultados esperados, que
não podemos nos estagnar. Esperamos que o ensino consiga sempre avançar. Mesmo
sendo um resultado baixo, em um curto período de tempo é possível ir além”,
disse.
Secretárias de Educação de municípios
que aparecem bem posicionados na lista da Organização Não Governamental (ONG)
Todos Pela Educação, que avalia o desempenho educacional em 5,3 mil cidades
brasileiras, explicam o bom desempenho apresentado no estudo. Pela lista, Araxá
e Perdizes são as cidades que apresentaram o maior avanço de notas do 5º ano na
prova de Matemática. Na prova de Língua Portuguesa do 5º e 9º anos, o
crescimento não foi tão expressivo.
Para a secretária de Educação de
Araxá, município a 177 km de Uberlândia, Maria Célia Araújo Oliveira, o
resultado no estudo é fruto do compromisso com a qualidade de ensino. ”Essa é a
maior prioridade. E a meta vem sendo comprovada pelos processos avaliativos
internos e externos”, disse.
Em Perdizes, a 136 km de Uberlândia,
a secretária Oneida Abadia Alves Carvalho disse que a boa avaliação dos alunos
é resultado do investimento na formação dos docentes. “Temos investido muito na
formação do professor e cobrado resultados dos coordenadores pedagógicos, dando
apoio às escolas”, afirmou.
Segundo ela, esta é uma forma de ajudar os alunos com dificuldade e de usar a
política de formação. “Criamos um sistema de avaliação municipal, o que é bom
para se ter uma noção de como está o ensino. Com base no resultado, traçamos
metas e estratégias para o ano seguinte.”
Uberlândia não aparece na lista das
cidades mais bem posicionadas no estudo da Organização Não Governamental (ONG)
Todos Pela Educação. O indicativo analisa o desempenho educacional de escolas
federais, estaduais e municipais, de alunos que cursam o 5º e o 9º anos do
ensino fundamental. As provas são de Matemática e Língua Portuguesa e foram
feitas em 2009. Os resultados foram divulgados no mês passado.
A secretaria de Educação do município
foi procurada pela reportagem do CORREIO de Uberlândia. Mas por meio da
Secretaria de Comunicação, informou que não se pronunciaria sobre uma pesquisa
em que Uberlândia não aparece.
O superintendente regional de ensino,
Wagner Lemos, disse que não iria comentar sobre a pesquisa, pois não sabe quais
critérios foram usados pela ONG Todos Pela Educação. Mas falou de uma forma
geral sobre o ensino da rede estadual na cidade, que conta com 67 escolas. “É
um desafio a cada ano. As secretarias municipais, estaduais e federais estão em
trabalho contínuo para melhorar a qualidade da educação. Temos especialistas
selecionados pela superintendência, capacitados em Belo Horizonte, que fazem
intervenções em cada unidade escolar. Isso tem trazido uma melhoria
significativa”, afirmou.
Fonte: Correio de Uberlândia (MG)
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