domingo, 17 de julho de 2011

A educação como herança

As marcas de 20% dos alunos do ensino fundamental atrasados na Escola e 30% dos alunos do ensino médio na mesma situação são duas tristes constatações do Censo Escolar 2010.
São dois lamentáveis retratos do tratamento que a Educação, historicamente, recebe. Mas isso não é tudo, porque a Escola não começa dentro de si mesma.
Não adianta ter escolas exemplares e este não é, definitivamente, o nosso caso se forem inacessíveis, bem como não adianta os colégios serem modelo se em casa seus alunos não viverem em ambientes dignos e seguros.
De qualquer forma, grande parte do futuro de toda nação está dentro da Escola, e isso não pode nunca ser esquecido. Modificadora de status social, a instituição é ainda a única garantia, em âmbito pessoal, de uma riqueza que jamais perecerá.
Em nível coletivo, essa mesma herança significa nada menos que países desenvolvidos, competitivos e preparados para o futuro. A ausência de Educação, por sua vez, resulta em pobreza e subdesenvolvimento.
Por tudo isso é tão importante não ver essa notícia como mera folha de jornal, mas como um alerta. A Educação não pode ser tratada como luxo. Dela, depende o País.
Jornal de Brasília (DF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário