sábado, 30 de julho de 2011

Projeto trabalha saúde emocional das crianças


Manter a calma diante de situações difíceis e pensar antes de agir são habilidades que integram o currículo de 16 escolas municipais de Curitiba. A partir de histórias sobre um bicho-pau chamado Zippy, alunos do primeiro e do segundo ano de escolas de ensino integral, têm aulas de Educação emocional.
O programa Amigos do Zippy foi criado pela organização não governamental inglesa Partnership for Children. No Brasil, ele foi implantado pela ONG Associação pela Saúde Emocional das Crianças (Asec) e em Curitiba recebe investimentos do Instituto HSBC Solidariedade. Ao todo, são 24 aulas de uma hora de duração cada uma.
Segundo Andreza do Rocio Pereira Magalhães Mendes, pedagoga da Gerência da Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação, as crianças aprendem a identificar e conversar sobre os seus sentimentos, além de explorar maneiras diferentes de lidar com eles.
Pedagoga da Escola Municipal Professor Lauro Esmanhoto, no bairro Pilarzinho, Juliana Elissa da Rocha Escorsin diz que o colégio trabalha há dois anos com o projeto. Ela conta que o personagem foi transformado em bicho de pelúcia e que a cada semana o “novo colega” vai para casa com uma das crianças.
Na volta, o estudante compartilha com os amigos as experiências que viveu ao lado do Zippy. “A criança traz a vivência da sua casa para os demais, ela tem a chance de compartilhar a sua realidade”, explica.
Segundo a presidente da Asec, Tânia Paris, o programa é desenvolvido atualmente em 19 países e envolve cerca de 200 mil crianças. Em todo o Brasil, são 30.400 estudantes de 39 cidades. Já em Curitiba, o Amigos do Zippy atende 1.428 crianças e também envolve três escolas particulares: Dom Bosco, Umbrella e Supremo.
Gazeta do Povo (PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário