O aumento da renda média dos municípios mais pobres acima da dos mais ricos não se traduziu em avanços proporcionais na Educação dos moradores dessas cidades. Os habitantes de Salgadinho, no agreste pernambucano, viram sua renda crescer 69% acima da inflação na década passada, mas o analfabetismo entre eles só diminuiu 6% no mesmo período: 4 em cada 10 continuam sem sabem ler nem escrever.
O Censo 2010 mostrou que a Região Nordeste foi onde a renda média municipal mais cresceu desde 2000. Mas a mesma pesquisa indica que os municípios nordestinos ainda concentram as maiores taxas de analfabetismo do País. Pior, foi lá que a alfabetização das pessoas de 15 anos ou mais cresceu mais lentamente na década passada.
Os mapas mostram que na maior parte do Nordeste ainda predominam taxas deanalfabetismo superiores a 20% da população que já passou da idade Escolar obrigatória. A mancha se espalha por todos os Estados da região e transborda para o norte de Minas Gerais e para o oeste do Pará e de Tocantins.
Enquanto na maior parte do Sul e do Sudeste, as regiões mais ricas do Brasil, a redução da taxa de analfabetismo de adultos foi superior a 30%, no Nordeste, onde o problema é mais grave, o avanço da alfabetização ficou abaixo desse patamar na maioria das cidades.
Por causa disso, a redução em um terço da desigualdade regional que aconteceu na renda não se repetiu no analfabetismo. Ao contrário. Em 2000, a proporção de analfabetos com 15 anos ou mais em Alagoas era seis vezes maior que no Distrito Federal. Em 2010 essa relação havia crescido para sete vezes.
Há uma forte correlação negativa entre analfabetismo e renda: quanto menor o rendimento médio do município, maior a sua taxa de analfabetismo e vice-versa. Mas não há relação direta de causa e efeito. Os dados de Censo 2010 mostram que não basta transferir dinheiro para as famílias mais pobres para reduzir o analfabetismo.
Programas como o Bolsa Família conseguiram promover a redução da taxa deanalfabetismo da população em idade Escolar (de 10 a 14 anos), porque as famílias com filhos nessa faixa etária têm de comprovar que as crianças estão frequentando a Escolapara receber o dinheiro. Nesse segmento, a queda do analfabetismo foi mais dramática no Nordeste que em qualquer outra parte do País.
Mesmo assim, todos os Estados nordestinos continuam com taxas de analfabetismo de 10 a 14 anos superiores à média nacional, de 3,9%. O melhor no Nordeste é o Ceará, que reduziu a taxa de 14,2% para 5,4% em dez anos. E o pior é Alagoas, que foi de 22,8% para 10,7%. O problema também é grave no Pará, no Amazonas e no Acre.
Taxas tão altas nessa faixa etária denunciam não apenas o precário estado do sistema de ensino local como alimentam a perpetuação da taxa de analfabetismo de adultos.
Crianças que ainda não aprenderam a ler e a escrever após três ou quatro anos na Escola tendem a abandoná-la e não se alfabetizarem mais. É uma fábrica de analfabetos.
O efeito da transferência de renda é nulo sobre a melhoria educacional da população acima de 15 anos, que não tem obrigação legal de ir à Escola.
Para diminuir as desigualdades regionais em Educação e cortar drasticamente o analfabetismo, é necessário um programa de alfabetização de adultos com alcance amplo nos Estados onde o problema é mais agudo, como Alagoas, Maranhão, Piauí e Paraíba. Mas não só lá.
Alagoinha do Piauí, perto da fronteira com o Ceará, tem a maior taxa de analfabetismo do Brasil: 44,4% da população de 15 anos ou mais. Em quantidade, porém, não são tantos assim os que não sabem ler nem escrever: 2,5 mil.
E quando se trata de pessoas, os números absolutos são tão importantes quanto os porcentuais. E não há mais analfabetos em nenhuma outra cidade do Brasil do que no município de São Paulo: 279 mil. É um contingente maior que o de 12 Estados brasileiros, como Sergipe, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso e Santa Catarina.
José Roberto de Toledo, in: O Estado de São Paulo (SP)
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