domingo, 31 de julho de 2011

Férias escolares para quê?

Nestes dias chuvosos de julho, as escolas fecham as portas e há, inclusive, uma orientação do Ministério da Educação para que as creches façam o mesmo. Dizem que é para descansar. Mas descansar de quê? Manjedouras do conhecimento, as escolas deveriam abrir todos os dias, o ano todo.
Assim como fazem os hospitais e os postos de gasolina. Ou será que gasolina é mais importante que conhecimento? As escolas parecem preferir se nivelar pelas câmaras de deputados e de vereadores que gostam mais de gozar seus recessos, do que labutar ao lado de seus eleitores.
A escola diz que precisa pausar as atividades para reciclar os professores e para que os alunos descansem. Até as melhores faculdades de Administração reproduzem esse discurso. Que outra empresa fecharia para treinar funcionários? Em que outro negócio se ousaria dar férias aos clientes?
Nossas escolas são responsáveis pela produção do mais importante bem do país, o conhecimento, não só no sentido da transmissão, mas também do contínuo e dialético desenvolvimento de novas tecnologias.
No entanto, quem as dirige não vê razão para atender em tempo integral e de forma continuada. Um estado que aconselha a subutilização de suas escolas está produzindo cidadãos subdesenvolvidos.
Afinal, será que conhecer cansa? Ou aprender é sempre chato? Claro que não. O conhecimento é um alimento que nunca engorda. A musculatura que nos move é nossa curiosidade. E a curiosidade não mata, nem cansa. Os livros e salas de aula são as academias de ginástica de nossos cérebros. Quanto mais conhecemos, mais fortes e saudáveis nos tornamos.
Que a escola cansa seus alunos não duvido. Mas isso deveria ser motivo para rediscuti-la e jamais para fechá-la. Férias duas vezes por ano, somando quase quatro meses, tendem a enfraquecer a viga mestra da sociedade, a Educação.
Escolas distanciadas da comunidade, bibliotecas herméticas, greves sem diálogo, professores desmotivados, isto sim cansa, dá sono e definha os neurônios dos nossos filhos.
Claudemir Casarin dos Santos, psicólogo, in: Jornal de Santa Catarina (SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário