domingo, 10 de julho de 2011

Frequência pré-escolar dos filhos afeta carreira das mães

“As mães só voltam a trabalhar quando colocam a criança na Escola, ou quando alguém pode tomar conta do filho”, conta Jaqueline Severino da Costa, autora da tese de doutorado Impacto da frequência pré-escolar dos filhos sobre o trabalho das mães, defendida na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, em fevereiro de 2011. O trabalho foi orientado pela professora Ana Lucia Kassouf.
Para avaliar o efeito da frequência dos filhos sobre o trabalho das mães, Jaqueline estudou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 2002 e 2008, por meio de uma análise instrumental econométrica de regressão descontínua.
Essa análise aproxima os dados estudados, que são particulares de cada amostra, de serem genéricos e faz com que possam ser utilizados para a criação de estimativas, por exemplo. Ela buscou dados de famílias com filhos na faixa etária dos cinco anos.
A pesquisadora constatou que a frequência pré-escolar dos filhos aumenta em aproximadamente 28% a participação das mães no mercado de trabalho. Além disso, a jornada de trabalho sobe em 19 horas semanais. São quase quatro horas diárias a mais. Porém, o aumento da jornada não reflete em aumento salarial. “A Escolaridade das mães pode ter um peso maior sobre os salários, inibindo a influência de outros fatores, como a jornada de trabalho”, afirma Jaqueline.
Outra constatação do estudo é a de que a data de nascimento da criança interfere na sua frequência pré-escolar. Crianças com cinco anos completos antes do dia 1° de março podem frequentar a pré-escola. Porém, aquelas que completam tal idade após essa data acabam entrando em um nível inferior.
Sendo assim, essas crianças teriam 3% menos chances de frequentar a pré-escola. “Parece um valor pequeno, mas na realidade não é. E essas crianças não frequentam a pré-escola apenas por não terem nascido na data estabelecida pelo governo”, lamenta a pesquisadora.

CAÇULAS
Jaqueline ainda afirma que os impactos são diferentes dependendo da condição de caçula ou não da criança de cinco anos. Ela dividiu as famílias em dois grupos: o primeiro é formado por famílias cujo filho caçula é a criança de cinco anos e o segundo é composto por aquelas em que a criança dessa idade possua irmãos mais novos.
Segundo ela, no primeiro grupo, a frequência pré-escolar da criança tem maior impacto no trabalho da mãe. Porém, no segundo grupo, o impacto é menor. “Isso acontece porque nestes casos, mesmo que a criança de cinco anos frequente a pré-escola, existem filhos mais novos para serem cuidados”, explica. Assim, é possível afirmar que, geralmente, é o caçula que tem maior impacto na vida profissional da mãe.
A idade das mães também afeta sua vida profissional. Mães mais velhas tendem a colocar logo os filhos na pré-escola e, consequentemente, a participar mais do mercado. Isso por já terem maior experiência e carreira melhor consolidada.
Uma maior frequência pré-escolar de crianças ajudaria a capacitação de pessoas para contribuição social e econômica do País.
“Deve-se investir nisso, pois os benefícios são de curto prazo, como a geração de empregos diretos em creches e Escolas, e de longo prazo, com o melhor desenvolvimento da capacidade cognitiva das crianças e a participação feminina no mercado de trabalho”, afirma a pesquisadora.

OUTROS TRABALHOS
Questionada sobre outros trabalhos na área, Jaqueline conta que existem outros estudos. “O que me despertou curiosidade sobre o assunto foi a leitura de dois textos do economista argentino Samuel Berlinski, que estuda a Educação, entre outras coisas”, explica.
No Brasil, cita o trabalho de Ricardo Paes de Barros, que acompanha famílias no Rio de Janeiro e estuda o mesmo assunto tratado por ela. “Para fazer isso é preciso ter recursos. Infelizmente eu não tenho como fazer um trabalho de campo acompanhando famílias como ele faz”, afirma a pesquisadora, destacando que os resultados encontrados por Barros são semelhantes aos que ela encontrou na sua pesquisa.
Correio do Estado (MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário