domingo, 10 de julho de 2011

Educação serve de referência no país

Sobral. Educação de Sobral nos últimos dez anos passou a ganhar destaque e se tornar premiada em todo território nacional. Um dos últimos destaques veio no encontro do Eixo da Gestão do Programa alfabetização na Idade Certa - Paic Mais (+).
Entre as dez Escolas premiadas pela nova vertente do Programa de alfabetização na Idade Certa, que inclui os resultados positivos das avaliações do 2º e 5º anos, Sobral foi responsável por quatro dessas premiações, dentre as 4.881 Escolas municipais do Estado do Ceará avaliadas.
Segundo o secretário da Educação do Município, Júlio César Alexandre, a premiação se refere à média de proficiência em relação ao extrato demográfico. "Sobral possui a melhor proficiência entre os Municípios que possuem de 50.001 habitantes em diante", disse Júlio César.
De acordo com ele, a cidade apresenta uma taxa de aprovação elevada tanto para os anos iniciais do ensino fundamental (98,8%) como para os anos finais (91,5%). Chama atenção, no entanto, a taxa de distorção idade-série que atingiu 17,3% nos anos finais do ensino fundamental e 33,5% no ensino médio, como destaca Julio César ao comentar os índices.
Em 2009, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Município para os anos iniciais do ensino fundamental foi de 6,6 (numa escala de 0 a 10). Essa nota superou não só a meta prevista para 2009, como também a prevista para 2021. Sobral também ficou acima da média brasileira para esse ciclo, que é de 4,6. Já para os anos finais do ensino fundamental a nota foi de 4,0, superando a meta prevista para o período.
Com três universidades públicas e duas faculdades particulares, que oferecem 30 cursos de Ensino Superior, Sobral tem buscado se destacar como Cidade Universitária e agora luta para implantar a Universidade Federal de Sobral (UFS). Com a chegada do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), a cidade ganhou os Cursos de Graduação em Ciências Econômicas, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Odontologia, Psicologia, de Música, Finanças e o mais antigo deles, Medicina.
"O Curso de Medicina foi o responsável pela fixação do médico no Interior, com a implantação das Residências Médicas, em Sobral", destaca o médico Gerado Cristino Filho, diretor do Curso de Medicina da UFC. As Residências Médicas instaladas neste Município somam sete - cinco na Santa Casa de Misericórdia e duas outras no Sistema de Saúde da Família, atendendo a sede e os distritos locais.
A história da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) se dá numa promissora trajetória de Ensino Superior de grande importância para o povo cearense. A UVA integrou-se à cidade de Sobral, transformando a cidade em polo de crescimento populacional e econômico.
A presença de tal instituição, como ressalta Júlio César, trouxe uma demanda de inúmeros indivíduos de toda parte do Estado, obrigando-a a expandir e descentralizar sua estrutura que estava só à disposição da população sobralense. O início dessa história se dá em 1968, quando a UVA é fundada pelo cônego Francisco Sadoc de Araújo com participação do prefeito de Sobral, Jerônimo de Medeiros Prado, que sancionou a lei 214/68. 
Wilson Gomes, in: Diário do Nordeste (CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário