domingo, 10 de julho de 2011

Mostrando a Língua - 21

Salve, salve, amigos diqueiros!
Vejam que delícia! Ainda estamos recebendo matrículas neste final de semestre e hoje, estendemos os tapetes para, com alegria imensa, receber a amiga querida ELIANE OLIVEIRA, conhecida e reconhecida professora de Matemática e artista plástica de mãos e olhar capazes de traduzir o mundo com delicada competência. Seja bem vinda, "Perua"!!!! A cadeira 115 estava esperando sua chegada!

Pois bem: a dica de hoje vem de nosso diueiro Lucas Tavares, tricolor convicto a quem saúdo em cores e que enviou a seguinte questão:

Cara Edinaldíssima (com a autorização do meu pai),
Deparei-me com a seguinte frase no meu livro de Geografia: "A Vegetação é do tipo desértico ou xerófita."
Minha dúvida é se o adjetivo desértico deveria concordar com a vegetação ou com o termo tipo. Ou é indiferente?
Abraços, Lucas Tavares

Veja vc, Lucas e meus diqueiros: depende de que termo o autor pretende enfatizar.
Poderia ser:
 A Vegetação é do tipo desérticO ou xerófitO." ( mais usual)
ou
A Vegetação é do tipo desérticA ou xerófitA."
Mas a que ele enunciou está certa? NÃO.
Na frase original, ele usa uma palavra no masculino- DESÉRTICO- (certamente concordando com "tipo") e outra no feminino - XERÓFITA-, (concordando com "vegetação"!!!!!!!!!!!!!!!!!) Quem pode com isso? O erro do autor da frase, com certeza, chamou sua atenção e gerou a dúvida. Infelizmente isto acontece com frequência e, neste caso, é sério porque se trata de um livro didático, não é?
Grande abraço, até quarta,
Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário