domingo, 13 de maio de 2012

Atrasada, prova nacional para professores não deve sair em 2012

Agendada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) para ter sua primeira edição no próximo mês de agosto, a Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente ainda não tem questões suficientes ou matriz de referência aprovada. O Ministério da Educação anunciou o teste em 2010 como forma de auxiliar os municípios na seleção de professores.
A prova deveria ser anual e utilizada pelas prefeituras que tivessem interesse – assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é usado pelas instituições de ensino superior em vez de terem seus próprios processos seletivos. A proposta, do ex-ministro Fernando Haddad, foi pensada após diagnóstico de que os concursos para professores eram, em geral, mal elaborados, mais voltados para questões formais e jurídicas do que para privilegiar a experiência docente.
Com a entrada de Aloizio Mercadante no lugar de Haddad e a consequente mudança de comando no Inep, não houve mais divulgação de informações sobre o concurso. Um edital para contratar profissional para validação da Matriz Referencial já foi publicado três vezes no site do órgão. A última dava prazo para inscrição até o domingo passado, 6 de maio, e de execução em 360 dias, ou seja, a prova não será mais realizada em 2012 ou em menos de um ano.
Questionado pelo iG, o Inep informou que a data de aplicação da prova será discutida em reunião do Comitê de Governança nesta terça-feira. Além da validação da matriz é necessária a elaboração e pré-testagem de mais itens para composição do banco de questões. “Importante destacar que o número de itens existentes no inicio de 2012 não era suficiente para atender os objetivos da prova”, destacou a área técnica em nota.
A ex-presidenta do Inep, Malvina Tuttman, afirma que quando deixou o governo o cronograma estava em dia para que a prova fosse aplicada em agosto. “Pode ter acontecido algo que tenha inviabilizado, eu não tenho mais as informações. Mas para a prova sair este ano o edital tinha que estar na rua ou estar na fase de adesão dos municípios”, diz.
Segundo ela, a atual Matriz de Referência com os temas para serem avaliados, foi discutida coletivamente entre entidades e governo. “Quando eu conversei com o já ministro Mercadante ele disse que tinha interesse na total agilidade da prova”, disse.
“Considero importante e urgente a realização da prova. Garantirá profissionais que apresentam o essencial, pelo menos o básico para se habilitar a ser professor”, diz a ex-presidenta.
Fonte: iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário