quarta-feira, 9 de maio de 2012

Estresse afeta mais da metade dos professores


No início de outubro de 2011, professores do ensino privado fizeram uma greve diferente: descansaram no fim de semana. O que poderia parecer irreverência era sintoma de algo agora comprovado cientificamente: a categoria está cansada, estressada, doente.
Para chegar à constatação, foi realizada a pesquisa Avaliação do Nível de Estresse em professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul. Pesquisadores do Departamento de Pós-graduação em Psicologia da Unisinos ouviram 202 docentes. A prevalência de estresse na amostra estudada foi de 58,4%. Os sintomas que mais se destacaram foram o cansaço excessivo e a tensão muscular. Muito trabalho, duplas ou triplas jornadas, salas de aulas superlotadas e alunos que não respeitam limites estão entre as razões da enfermidade coletiva. – A Educação poderá ser prejudicada. Este professor está apresentando um sofrimento e prejuízo na sua saúde – diz a doutora Janine Kieling Monteiro, coordenadora da pesquisa.
Os pesquisados atuam na Educação Infantil, nos níveis Fundamental e Médio e na Educação Superior na Capital e em Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas, Canoas e São Leopoldo. Os participantes têm entre 25 e 70 anos.
Para Liliane Vieiro, coordenadora do Sinpro/Caxias, a pesquisa confirma o alerta feito pelos sindicatos, de que é urgente reduzir o número de alunos por turma e o número de turmas por docente.
Fonte: Zero Hora (RS)

Um comentário: