domingo, 6 de maio de 2012

Mostrando a Língua - 45

Salve, gente!

Eis a dica de hoje. Trata-se de uma consulta de nosso diqueiro 'internacional'- Junior- pai de Luísa, jornalista top que está voltando ao Brasil. E ele quer saber o seguinte:

Edinalda, tudo bem?

Tenho uma pergunta para a próxima edição das suas dicas.

Sempre vejo no facebook que as pessoas, quando publicam uma fotografia, escrevem algo do tipo: "vejam a fotinho...", "mais uma fotinho de..."afinal, fotinho, com a letra o, está correto? Achei muito estranho. Para mim seria fotinha, com a letra a no final, pq a palavra viria de fotografia.

O q me diz?

Bjs, Jr.

Aviso aos senhores internautas diqueiros que a resposta não será curta. Vamos tentar entender o que se esconde sob a questão para que vocês possam concluir.

Na verdade, poderíamos, até, ter: fotografiazinha e fotozinha.

Mas, atendendo à 'consulta' analisemos o caso de fotinha /fotinho (fotografia)- palavra feminina- que é o mesmo de motinha/motinho (motocicleta),  a redução da palavra motocicleta - também feminina. Se as duas palavras são femininas, 'o diminutivo é em a', sugere Junior.

Muita calma!

Analisemos as palavras programa e problema - masculinas-. Fazemos o plural 'programinho ou probleminho? Não, claro que não. O fato de uma palavra terminar em 'a' não significa que seja feminina (o tema, o programa, o problema, etc,) como também as que terminam em 'o' não são sempre masculinas (são poucas: a libido, a foto, a expo (de exposição), a tribo, a imago, a virago). Já ouviram, certamente, alguém falar 'o libido', certamente em razão da terminação o.

Acho que já está ficando claro que a questão do gênero se prende ao uso, não é? A norma oficial afirma que a formação correta do diminutivo é no masculino- fotinho.

No entanto, o uso coloquial já consagrou a outra forma - fotinha- e o uso é permitido, na fala coloquial apenas.

Quando se trata de comunicação formal, é necessário utilizar a norma padrão, fotinho.

O tema continua polêmico e há outras analogias que poderemos fazer, mas cansaria vocês.

Grande abraço da

Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário