sábado, 19 de maio de 2012

Cidade vai ganhar escola de formação do professor


Antes da entrada em sala de aula para suas primeiras lições, os Professores da rede municipal do Rio ocuparão outro lugar na Escola: as carteiras de estudante. A Secretaria municipal de Educação está criando a Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire, no Centro. A ideia é capacitar os Educadores, além de promover a reciclagem desses profissionais.

Outros estados serviram de inspiração
A instituição vai começar a funcionar já em junho. Os cursos serão na modalidade presencial, semipresencial e à distância.
A secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, acredita que a formação universitária nem sempre é garantia de um preparo completo para os Professores da rede . E é esse espaço, de acordo com ela, que a nova unidade pretende ocupar.
- A Escola de formação vai resolver esse problema, de como o Professor entra na rede - acrescenta ela.
O projeto da Secretaria de Educação está baseado em iniciativas de outros estados, como São Paulo e Minas Gerais, que já têm unidades semelhantes.

Haverá convênios com universidades
Além das salas, a estrutura do prédio vai contar com a Biblioteca Anísio Teixeira. Serão 20 mil livros, incluindo o acervo doado pela família do Educador. Também haverá o Centro de Referência da Educação Pública, uma espécie de centro de documentação para pesquisa.
Já está confirmado um curso presencial para Professores do primeiro ao quinto ano, que tomaram posse em 2012. Também haverá um curso à distância em gestão educacional para os diretores da rede pública. De acordo com Cláudia Costin, as aulas terão o objetivo de preparar os Professores para uma nova realidade.
- Mudou muito o papel do Professor no século XXI. Ele deixou de ser um fornecedor de aulas para a se transformar n um mediador de aprendizagem - afirma Claudia.
A secretaria também pretende realizar convênios entre o centro de formação com universidades públicas e privadas e com instituições educacionais. Devem participar da iniciativa municipal, por exemplo, Uerj, UFRJ e PUC-Rio.
Fonte: O Globo (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário