domingo, 13 de maio de 2012

Mostrando a Língua - 47

Salve, diqueiros queridos e LINDO DIA DAS MÃES!

Como aprendemos com Drummond em 'Para sempre' que 'MÃE É TEMPO SEM HORA' desejo que, amparadas por MARIA, possamos cumprir docemente, e sem hora, a grande e intransferível emoção de AMAR incondicionalmente.

Desculpem o adiantamento da dica de quarta (não estarei em Campos), mas sei que terei trabalho pela frente e que estarei muito ocupada nos próximos dias. Então... lá vai ela!

Ouvi, curiosa, há alguns dias, uma pessoa querendo formular uma frase com o verbo CONDUZIR e, na dúvida, optou pelo 'erro'- conduzir ela.

Não pude intervir, porque não tenho intimidade com a criatura, mas transformo em dica que pode interessar a muitos. Reconheço que a flexão não é das mais agradáveis ao ouvido e à escrita também, mas fazer o quê? Em registro formal, é essa que vamos utilizar.

O pronome 'o' após o verbo CONDUZIR ( do grupo terminado em 'z'- o mesmo acontece com os verbos terminados em 'r' e em 's' ou após a palavra 'eis')  conjugado na 3ª pessoa do singular , transforma-se em 'lo', 'la', 'los', 'las', com a consequente queda da consoante final  'z', 's' ou 'r'.

Assim, se queremos dizer/escrever, no registro formal, 'CONDUZ A MÃE', 'pensar a proposta', 'compor a canção', a flexão obrigatória será:

CONDUZ A MÃE = Condu-la (é estranho, mas está correto!)

REDUZ o imposto= Redu-lo (esta chega a ser irreal! Rsssssssssssss)

pensar a proposta = pensá-la

compor a canção = compô-la

É, portanto, natural que o falante encrencado com a flexão, tivesse dificuldade, não é? A estrutura não é comum e sempre optamos por saídas 'emergenciais', inclusive pelo 'erro' 'conduz ela'.

É isso, gente!

Deixei para o final a triste notícia de que perdemos hoje nosso confrade da ACL, ESPERIDIÃO FADUL, cuja amizade e honrosa presença em minha vida (de todos nós da Academia!), nos trouxe a certeza de que é possível, sim, acreditar nos Homens, tamanha era a elegante destreza com que ele manobrava as esquinas da vida.

Grande e fraterno abraço a vcs,

Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário