quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mostrando a Língua - 46

Salve, queridos diqueiros!
Recebemos hoje, com alegria grande e muita, nossa mais nova diqueira, a querida professora de espanhol, KÁTHIA MIRANDA, a quem chamamos 'Mimi' e que ocupará a cadeira 129. Para vc, Mimi, nossa saudação em espanhol:
BIENVENIDA, CHICA!
E a dica de hoje, na verdade, é a resposta a uma 'consulta' de nosso diqueiro Erivelton Almeida, colega de Língua Portuguesa e de Língua Latina, blogueiro antenadíssimo, grande e respeitado profissional.
Transcrevo abaixo, em vermelho, a dúvida e , mais adiante, a resposta.
Querida, professora! Td bem?
Lendo um artigo sobre gestão empresarial surgiu um termo que me causou estranheza: "pedagogia empresarial". Pode? Se pedagogia tem como raiz etimológica o grego paidós (criança) + agogé (condução). O que dizer de "pedagogia infantil"? Redundância?
Outra dúvida: existe a palavra "Bispa", designando mulheres que assumem funções religiosas nas igrejas evangélicas?
Grande abraço!
Erivelton

Resposta em 2 partes:
1- Acho que a palavra foi usada não no sentido literal, mas no ideológico, isto é, em 'pedagogia empresarial', pretende-se conduzir a empresa 'pelas mãos', como criança, pois, para que ela (a empresa) seja capaz de dar continuidade a sua caminhada e é redundante, sim. Talvez o ideal fosse Pedagogia da Educação Infantil.

2- Não existe a palavra 'bispa' neste sentido. 'Bispa' é uma espécie de manga, apenas. O feminino de Bispo (que se origina do latim episcopu) é episcopisa.

Grande abraço a todos, até quarta,
Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário