Percebemos que há hoje um movimento
da Escola em busca da parceria com os pais dos Alunos, o que já não era sem
tempo, pois existem pesquisas mostrando claramente que o envolvimento dos pais
na vida Escolar do Aluno produz melhorias nos resultados da aprendizagem.
Se observarmos os Alunos que têm
sucesso na vida Escolar, vamos ter como um dado preponderante a participação e
o envolvimento dos pais em todas as etapas da sua vida Escolar, desde a
Educação Infantil, passando pelo Ensino fundamental, até chegar ao Ensino
médio, principalmente na mudança de um ciclo para o outro.
A comunicação dos pais com a Escola
nesses momentos mostra ser eficaz e muito importante para que o Aluno se adapte
às mudanças com mais facilidade e rapidez, sentindo-se mais seguro
proporcionalmente ao envolvimento da família com a Escola.
Conforme os ciclos Escolares mudam, o
Aluno vai se aproximando cada vez mais da adolescência e começando a se afastar
do ambiente familiar.
O Aluno passa, então, a criar
vínculos e a identificar-se com grupos de amigos da mesma idade, além de
construir barreiras para se proteger. Neste momento, é de extrema importância
que a comunicação e a confiança entre Escola e família sejam coordenadas, pois
só assim esse Aluno passará por essa fase de uma forma mais tranquila.
Isso fará com que ele se concentre
mais em seus estudos, tendo o mínimo possível de interferência das inseguranças
que o cercam. Iniciativas da Escola em busca da construção do respeito e da
confiança entre os profissionais da Escola, a família e a comunidade são
ferramentas eficazes na criação de relações sustentáveis de suporte à
aprendizagem dos Alunos.
Uma pesquisa da Unesco sobre experiências
de Interação Família e Escola constatou que os três efeitos mais importantes da
aproximação com as famílias nas experiências constatadas foram: a incorporação
das aprendizagens obtidas no contato com as famílias dos Alunos, de modo a
reorganizar práticas de gestão e pedagógicas; a ampliação da participação das
famílias na vida Escolar dos Alunos e na relação com os agentes Escolares; e a
articulação de programas e instituições para ajudar a Escola a apoiar os Alunos
em situação mais vulnerável.
A vida familiar e a vida Escolar são
simultâneas e complementares para a construção do indivíduo e não há como
separá-las ou ignorar uma ou outra. É importante que pais, Professores,
filhos/Alunos compartilhem experiências, entendam e trabalhem as questões envolvidas
no dia a dia, sem se culparem pelos fracassos no caminho, mas, sim,
compreendendo as dificuldades que cada um enfrenta na resolução dos problemas,
tanto familiares quanto Escolares.
Márcia
Rodrigues dos Santos, professora, in: Diário do Amapá (AP)
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