segunda-feira, 28 de maio de 2012

Expressão nacional discute crise na educação

Apenas metade dos alunos até os 19 anos concluem o ensino médio e 3,8 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos estão fora da escola, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE. A dificuldade maior consiste em manter os estudantes da rede pública de ensino médio nas salas de aula.
Quando o assunto é o desempenho, a situação é ainda mais crítica. Dados oficiais do documento De olho nas metas 2011, elaborado pelo movimento Todos pela Educação, aponta que apenas 32,5% dos matriculados do 5º ano do ensino fundamental têm desempenho adequado em matemática, número que cai para apenas 20% na Região Nordeste. O quadro piora no fim do ensino médio: apenas 11% dos alunos têm o desempenho desejável, sendo que no Norte esse percentual cai para 4,9% e, no Nordeste, para 6,8%.
É nesse cenário que a Câmara dos Deputados se prepara para debater o Plano Nacional de Educação cujo ponto mais polêmico é o financiamento público do setor para a próxima década. Atualmente, União, estados e municípios aplicam juntos 5% do PIB no setor, mas entidades da sociedade civil, parlamentares da base do governo e da oposição pedem a aplicação de pelo menos 10% do montante em educação.
Será que o problema é a falta de recursos? O que realmente está faltando às escolas brasileiras? Qual o segredo dessas cidades que vêm cumprindo as metas? Esse é o debate do Expressão Nacional, exibido ao vivo.
Assista aos vídeos:
Parte 1
Parte 2
Fonte: TV Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário