Apenas metade dos alunos até os 19
anos concluem o ensino médio e 3,8 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos
estão fora da escola, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do
IBGE. A dificuldade maior consiste em manter os estudantes da rede pública de
ensino médio nas salas de aula.
Quando o assunto é o desempenho, a
situação é ainda mais crítica. Dados oficiais do documento De olho nas metas
2011, elaborado pelo movimento Todos pela Educação, aponta que apenas 32,5% dos
matriculados do 5º ano do ensino fundamental têm desempenho adequado em
matemática, número que cai para apenas 20% na Região Nordeste. O quadro piora
no fim do ensino médio: apenas 11% dos alunos têm o desempenho desejável, sendo
que no Norte esse percentual cai para 4,9% e, no Nordeste, para 6,8%.
É nesse cenário que a Câmara dos
Deputados se prepara para debater o Plano Nacional de Educação cujo ponto mais
polêmico é o financiamento público do setor para a próxima década. Atualmente,
União, estados e municípios aplicam juntos 5% do PIB no setor, mas entidades da
sociedade civil, parlamentares da base do governo e da oposição pedem a
aplicação de pelo menos 10% do montante em educação.
Será que o problema é a falta de
recursos? O que realmente está faltando às escolas brasileiras? Qual o segredo
dessas cidades que vêm cumprindo as metas? Esse é o debate do Expressão
Nacional, exibido ao vivo.
Fonte: TV Câmara
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