quarta-feira, 30 de maio de 2012

Mostrando a Língua - 48

Olá Edinalda!
Sinceramente não me lembro se a pergunta que irei fazer já fez parte de alguma dica. Se já, ignore-a que irei procurar em meus arquivos.
Constantemente ao utilizar a palavra implementação o corretor ortográfico do word o rejeita sugerindo é um caso de neologismo. Afinal, podemos utilizá-la na linguagem culta e em textos acadêmicos ou devemos substituí-la por outra. Caso sim, qual?
Obrigada, beijos e saudades.
Marlúcia Junger Lumbreras
Vamos a ela!
O verbo implementar entrou recentemente na língua portuguesa e deriva de implemento= o que é necessário para a execução de algo que, por sua vez, é uma adaptação do verbo inglês to implement=executar. Chamamos os 'empréstimos' da língua inglesa (são muitos!!!!) de anglicismo.
Agora, vem o mais curioso: a forma inglesa tem origem no latim medieval implementum < implere (ação de preencher, suprir)!!!!!!
Não há problema algum em usar a palavra em textos formais, embora haja certo excesso em seu emprego. A língua portuguesa não é tabula rasa. É possível, é claro, substituí-la por execução, aplicação, realização ou efetivação, entre outras, se o contexto permitir.
Talvez os computadores grifem exatamente por isso: há palavras disponíveis na LP e continuamos nos apropriando da palavra alheia.
Abraços,
Edinalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário